José Maria Eça de Queirós para além de notável escritor, protagonista do realismo em Portugal, era igualmente um conhecido bom garfo. Esta sua característica reflecte-se nas constantes descrições culinárias feitas nas suas obras, desde o jantar no Hotel Central (episódio d’Os Maias) até à destreza gastronómica da S. Joaneira.
Apresentamos, neste contexto, o seguinte excerto, extraído d’O Crime do Padre Amaro (pp.28-30):
"Mas a S. Joaneira gritou de cima:
– Pode subir, senhor cónego! Está o caldo na mesa!
– Ora vá, vá, que você deve estar a cair de fome, Amaro! – disse o cónego, erguendo-se muito pesado.
(…)
No meio da sala de jantar, forrada de papel escuro, a claridade da mesa alegrava, com a sua toalha muito branca, a louça, os copos reluzindo à luz forte dum candeeiro de abat-jour verde. Da terrina subia o vapor cheiroso do caldo e, na larga travessa a galinha gorda, afogada num arroz húmido e branco, rodeada de nacos de bom paio, tinha uma aparência suculenta de prato morgado.
– E o senhor cónego toma um copinho de geleia, sim?
- Vá lá, para fazer companhia – disse jovialmente o cónego, sentando-se e dobrando o guardanapo.
(…)
O cónego deitava-lhe o vinho de alto, fazendo-o espumar.
(…)
Riram; e bebendo, na alegria das reminiscências, recordavam as histórias de então, o catarro do reitor, e o mestre do cantochão que deixara um dia cair do bolso as poesias obscenas de Bocage.
- Como o tempo passa, como o tempo passa! – diziam.
A S. Joaneira então pôs na mesa um prato covo com maçãs assadas.
- Viva! Não, lá nisso também eu entro! – exclamou logo o cónego. A bela maçã assada! nunca me escapa! Grande dona de casa, meu amigo, rica dona de casa, cá a nossa S. Joaneira! Grande dona de casa!
Ela ria; viam-se os seus dois dentes de diante, grandes e chumbados. Foi buscar uma garrafa de vinho do Porto; pôs no prato do cónego, com requintes devotos, uma maçã desfeita, polvilhada de açúcar."
Fontes:
Eça de Queirós
Eça de Queirós no site dos Grandes Portugueses
Escola
Escola Secundária de Domingos Sequeira
Leiria
Região de Turismo Leiria-Fátima
Ministério da Educação
SAPO
SAPO Challenge