Domingo, 25 de Fevereiro de 2007
Gostas de desafios? Então testa as tuas capacidades ao resolver o pequeno enigma que te propomos: através das pistas escondidas no vídeo em baixo, tenta descobrir que segredo esconde o seguinte código:
1.2 1.0 1.17 1.0
1.3 1.0
2.9 4.4 1.0 4.5 2.2 1.17 1.17 1.0
1.3 1.0
2.9 2.4 2.7 1.13 2.3 4.4 1.0 1.5 2.4 1.0
Apenas te dizemos que as pistas não são dadas apenas pelo texto. 
Mas atenção: as pistas apenas te ajudam a chegar à resposta e não ao modo de decifrar o código! Assim que o conseguires resolver comenta este post, partilha a tua descoberta e explica-nos como chegaste à solução!
Será que és capaz de desvendar o código?
Sentimo-nos: Codificadores
De Alguém a 26 de Fevereiro de 2007 às 19:31
Muito interessante...mas não consegui chegar a resposta =(
Parabéns pelo blog, sem dúvida entre os melhores que já vi.
De Bé a 26 de Fevereiro de 2007 às 21:16
Eça e a S. Joaneira têm em comum a CASA DA TRAVESSA DA TIPOGRAFIA. Aí viveu Eça de Queirós e foi essa a casa que ele descreveu na obra como pertencendo à S. Joaneira.
Quanto ao código: comecei por verificar que 1.17 surgia duas vezes consecutivas na mesma palavra. Assumindo que a língua fosse a portuguesa, tal ocorrência só se poderia dar com as consoantes "cç", "rr" ou "ss". Por outro lado, nas nossas palavras predominam largamente as vogais, e entre estas o "a". Assim, o sinal mais usado, "1.0", seria muito possivelmente um "a". Multiplicando o 1º dígito pelo 2º e adicionando-lhe 1, encontraria o nº de ordem de cada letra no alfabeto português. Estava decifrado o código.
Nota: ainda me intriga o "3.3", que corresponde também à letra "a". Aí não é aplicada a regra usada para os códigos com dígito 1. ou 2. no início. Contudo, recorrendo à antiga técnica "dos noves fora" mais um, volta a obter-se o nº 1 - e consequentemente a letra "a". Estou certa ou foi simples coincidência. É que adoro desafios!
Continuem!
Bé
De
Twice a 26 de Fevereiro de 2007 às 22:33
Resposta correcta! 
Resolução perfeita 
O esquema de resolução do código era exactamente esse, e não podemos deixar de ficar satisfeitos por verificar que alguém conseguiu decifrá-lo. O esquema base de resolução era, aliás, muito simples, podia era ser um pouco difícil lá chegar.
Quanto à questão do 3.3, pedimos desde já as mais sinceras desculpas porque, de facto, foi lapso nosso (que no entanto já se encontra corrigido). No seu lugar deveria estar 1.0 desde o início, dado que 1X0=0 e somando mais um iria descodificar a letra a.
Convém também sublinhar o facto de o alfabeto português não incluir o K, o W e o Y, pelo que estas letras não entrariam no código.
No que toca às pistas dadas na animação vídeo, elas apenas ajudavam a encontrar a resposta como bem tínhamos referido no post. A questão colocada remetia para o facto de Eça de Queirós ter algo em comum com uma das personagens referidas, mas prestando maior atenção podia-se notar uma mudança no nome de Eça de Queirós para outra cor quando surgiam os nomes de S. Joaneira, Cónego Dias e João Eduardo, o que deveria levar a concluir que a personagem que teria algo em comum com o escritor estaria naquele grupo.
Outra pista poderia ser ainda encontrada pelo blog, na animação Flash relativa à caracterização das personagens, dado que na segunda página da S. Joaneira se podia ler o facto de a descrição da sua casa se assemelhar à casa de Eça. Uma pequena pesquisa no SAPO ou a descodificação do código levariam à resposta, à qual a "Bé" chegou prontamente e por isso lhe damos os parabéns!
De Masiro a 26 de Fevereiro de 2007 às 23:37
Um enigma com o seu interesse... Descobri o sistema de resolução antes da Bé comentar, e obtive "Casa da Travessa" facilmente, mas para a última linha, maior, fui buscar uma tabela começada no 0 e contendo K, e deram-me mal várias letras, parei. Entretanto fui jantar, voltei há pouco e simplesmente escrevi no Google "Eça Queirós casa travessa". Vi logo o resultado e o erro da tabela, mas não vim a tempo de ser o primeiro. Para a próxima tenho que jantar mais tarde. Boa Bé
De
Twice a 26 de Fevereiro de 2007 às 23:47
Pois, realmente a única dificuldade do desafio era descobrir a estrutura base, de resto era tudo mais simples. De facto, incluir o K implicaria alguns erros na correspondência número-letra, mas de qualquer forma parabéns por ter igualmente descoberto a solução 
De Gray a 27 de Maio de 2007 às 15:15
Alguém podia decifrar-me isto, ou indicar-me um endereço a tomar, por favor?
H21g4Gd c13hbx Ftfgb1 4nff3556 vfgg234fc
(Sei que não tem nada a haver com o tópico e por isso as minhas desculpas, mas estou um pouco desesperado)
De Isabel a 27 de Maio de 2007 às 16:13
Parece realmente enigmático.
Pode indicar-me o contexto em que surge a mensagem, a finalidade que tem, enfim, algum elemento que ajude a desvendar o código?
De Carol a 3 de Julho de 2007 às 02:25
Gray, nota-se bem que escreveste isso ao calhas no teclado do computador. Cresce.
Comentar post